terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Até tu, Mark?!



Zapeando pelos blogs literários hoje e ontem eu percebi que nem de longe fui a única a estabelecer minha meta pra 2015! Muitos blogueiros lançam o desafio para o ano e acho legal mesmo! Um ótimo motivo pra se desafiar...

Mas o que me surpreendeu mesmo foi que até o Mark Zuckerberg entrou na mesma linha dos leitores de plantão e se propôs a ler 26 livros em 2015! Um a cada quinzena!


Na página pessoal dele, ele fez um post anunciando o desafio e também criou uma página chamada 'A Year of Books' que já está (agora às 17:41 de 06/01 enquanto escrevo meu post) com quase 200 mil curtidas.

O primeiro livro escolhido é o O Fim do Poder (The End of Power) do venezuelano Moisés Naím. A justificativa do Mark para a escolha está transcrita abaixo:

O livro explora como o mundo está mudando para dar a cada indivíduo mais poder que o concedido tradicionalmente aos grandes governos, militares e outras organizações. A tendência de conceder mais poder às pessoas é uma em que acredito profundamente e estou ansioso para ler esse livro e explorá-lo em mais detalhes.

Sabe o que eu penso a respeito?

Acho fabuloso! Mark é uma pessoa inspiradora, um jovem que tem um império e não largou sua humanidade. O desafio do balde de gelo, apesar de ter sido aproveitado por muitas pessoas pra chamar atenção, foi uma atitude muito bacana e realmente voltou os olhos de muita gente para a ELA!


O que ele diz é ouvido por uma infinitude de gente e ele detém o poder de mudar o mundo e aproveita essa oportunidade. A sua influência é tão grande que o livro que ele escolheu já esgotou no Amazon!

O Facebook tem um papel importantíssimo no engajamento político recém despertado no povo brasileiro. É uma ferramenta poderosa para vozes que antes eram isoladas e que agora ganharam repercussão e volume, vozes de ativistas pelo país que lutam contra o rascismo, a favor dos animais e idosos, pelo direito dos LGBTT's.A tendência de conceder mais poder às pessoas, como ele mesmo diz, é - em grande parte - fomentada pelo próprio Facebook, que dá a pessoas antes caladas o poder da voz; antes sozinhas, o poder da união sem barreiras.

E com seu novo desafio, desperta o leitor adormecido de muita gente também, que certamente vai seguir o exemplo! E assim aumenta-se o mundo dos leitores!

Admiro o Mark e de fato adorei a iniciativa! Parabéns, Zuch!
Bloglovin


8 comentários:

  1. Mark me representa! Gostei assim, livros são como conhecimentos impressos!

    ResponderExcluir
  2. Que iniciativa incrível a dele! Tomara que isso inspire mais pessoas a lerem livros. Seria muito legal se mais celebridades fizessem isso!

    Leitores Forever

    ResponderExcluir
  3. Achei bem bacana a iniciativa do Mark, alguns leitores podem achar estranhos, bizarros fazer uma meta de 26 livros, mas infelizmente tem pessoas que mal lêem 10 livros ao ano, coisa que é uma lástima. Gostei bastante da ideia e do post.
    Beijos, sucesso...
    chuvaelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana! É a primeira vez que venho aqui. Legal!

    Eu li sobre essa iniciativa do Mark e lembrei também do desafio do balde. Sua analise foi perfeita. Tomara que agora mais e mais pessoas se inspire para ler mais. Principalmente, sub-celebridades. Já que elas se aproveitaram do desafio do balde para ganhar mais fama. Agora é a vez de fazer algo digo por elas e por todos nós.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Admiro muito esse carinha por todos os motivos que citou no post. Quando vi o desafio que ele se propôs, minha admiração só aumentou. Sim, ele exerce uma enorme influência, e não a usa incentivando práticas nocivas, como vemos muitos its fazerem.
    Espero que ele consiga cumprir a sua meta de leitura. É uma quantidade pequena de livros, mas, cara, estamos falando do criador do Facebook (O FACEBOOK!). Imagina como esse cara deve ser ocupado? E mesmo assim não larga os livros.

    http://eueminhacultura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Como espero ser rica que nem em KKKK ok
    Ele criou o facebook cara! Ele é culpado de eu ser anti social assim !
    Mas com toda a certeza ele é uma pessoa admirável !
    Adorei a resenha
    Beijos
    http://cheireiumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?

    Acabei de entrar no seu blog por meio do desafio " Um ano de contos", adorei ele e já estou seguindo... Espero te ver lá no meu cantinho.

    Que novidade boa! Não fazia ideia. Eu também super apoiei a iniciativa e já estou indo curtir a página

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Esse desafio vale a pena, parabéns pelo post. =)

    http://triocoffee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.

© Por um Livro na Vida, AllRightsReserved.