domingo, 18 de janeiro de 2015

Por um livro na vida estudantil...




Dia desses li uma matéria no O Povo On Line que dizia que mais de 500 mil estudantes zeraram a prova de redação do Enem de 2014. Eu me pergunto onde está o problema, uma vez que essa geração de agora lida muito mais com a palavra escrita que aquela pré-inclusão-digital.

Dizem que em eras de Whatsapp receber ligação é sinal de amor, e se a gente todo dia escreve MUITO, mas MUITO, via Facebook, Twitter, Whatsapp, Viber, Skype, porque erramos tanto? Talvez o problema esteja exatamente aí. Nos comunicamos tanto e pensamos tão pouco!

Sou fã do Zuch, já disse em outro post, ele e o Face tem grande responsabilidade pelo engajamento político dessa nova geração. Porque é mais fácil tomar posição, saber do que acontece ao redor do mundo. Emitir e receber opinião.

Mas falta à gente fazer isso de forma organizada. Crítica, mesmo, sobretudo conosco.

Porque a gente não lê pouco. Se lesse pouco, John Green, Gayle Forman, George R. R. Martin, Rick Riordan, Veronica Roth não teriam mais de um livro nos top de vendas de 2014! São livros voltados pro mesmo público que anda fazendo ENEM, gente que lê pra caramba.

Mas por que tantos zeros?

Apesar de estarem profundamente vinculados (como diria o ditado: Quem lê muito, escreve bem), ler e escrever, são coisas distintas e que precisam ser distintamente exercidas.

A gente lê muito, mas geralmente não consegue tecer uma visão crítica do que lemos. E o que o ENEM exige é exatamente isso: Que a gente consiga estabelecer um ponto de vista sobre algo e defendê-lo. Apresentar nossa âncora de idéias, argumentar e concluir. E talvez seja isso que nos falta.
Não dispomos de curtir, compartilhar e adicionar uma foto no post do ENEM. Só palavras.

Sei que todo mundo tem sua visão das coisas, e que nada é 'só isso', mas a minha dica pra quem vai fazer ENEM em 2015, já começou a se preparar e tem medo do bicho papão da redação?

Quando terminar um livro, escreva uma redação sobre o tema principal do livro. Se é uma disforia sobre um futuro sem água, se é uma adolescente soropositiva, se é um acidente por causa de um motorista alcoolizado, tente escolher dois argumentos a respeito, se posicionar e discorrer sobre o que você pensa.

Precisamos exercer um pensamento crítico sobre as notícias e informações, pois estamos inundados delas. Basta colocar o assunto no Google e aparecem dezenas de notícias do mundo inteiro.
E isso ainda nos ajudar a crescer como seres humanos: Conhecemos a realidade das pessoas ao redor do mundo e sabemos dos problemas da nossa sociedade.

Mudamos não só a nota do ENEM, mas o mundo ao redor! :3


8 comentários:

  1. Olá Anna.
    Parabéns pelo post e seu posicionamento.
    Realmente no mundo atual, apesar de haver uma massa que lê muito, muitos não entendem o que estão lendo. E quem vai fazer o enem, é essencial que seja trabalhado a redação, uma vez que é algo que tem um peso maior na nota final, adorei o seu encorajamento e espero que muitos jovens leiam este post.

    Beijos
    Carolina
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Anna! Achei esse tema que vc abordou muito importante. Mas o que mais me choca atualmente são os erros de português! Não só de alunos que ensino médio que vão fazer o enem, mas mesmo de alunos já na faculdade, e faculdades que você precisa ler muito e escrever muito, como o Direito, por exemplo.
    E isso que não entendo, pq geralmente quando lemos muito, mesmo que não aprendamos a defender nossas ideias, deveríamos pelo menos escrever com um português correto e aumentar nosso vocabulário.
    Fico "matutando" sobre isso e não chego a nenhuma conclusão satisfatória!
    Um último comentário, amei sua dica para os leitores e futuros candidatos, não só a enem mas a qualquer concurso público que envolva redações!
    Parabéns pelo post super pertinente! ;)

    Samara - Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Em 2014 eu estava completamente envolvida com o ENEM, e o tema do seu post tem tudo a ver com o que eu estou vivendo e já vivi.
    Você disse que há muitos livros de sucesso voltados ao público adolescente, logo, é claro que muitos desses vestibulandos leem livros. Porém, a grande maioria não lê nada mesmo (e quando manda mensagens ainda escreve tudo errado) e acaba ficando entre o pessoal que tirou uma nota baixa no exame. E eu acho que essas notas não se justificam apenas por eles não lerem, mas porque esses jovens não sabem o que querem da vida, não tem uma profissão que amam, um sonho que almejam e buscam consquistar, portanto, acabam levando essas oportunidades de entrar na faculdade como uma brincadeira. Por exemplo, eu tenho um amigo que deixou a redação em branco, mas não porque ele é incapaz de escrever algo minimamente decente, mas simplesmente porque ele não tem uma motivação para se esforçar. Eu sempre fui considerada a nerd da turma e não me envergonho disso, e eu explico essa minha ânsia por estudar como sendo a forma que eu encontrei para realizar meu sonho de não ter que pagar a faculdade, ou seja, ganhar uma bolsa. Enfim, o meu ponto é que quem tira nota baixa, antes de mais nada, precisa de um estímulo para se esforçar e, aí sim, estudar e se aprimorar, porque os meios para isso estão aí, só parte da vontade pessoal do estudante.

    Leitores Forever

    ResponderExcluir
  4. Olá, concordo contigo, mas tem muitos que mesmo lendo não compreendem os fatos importantes citados nele, apenas apreciam por diversão e lazer, como filha de professora e como autora de livros tenho em mente que desde jovem se ler algo não importa o gênero sempre se pode tirar algo dali, a ortografia melhora e você aprende coisas novas, muitos só estão focados apenas na hirtória não em seu conteúdo em si, nos questionamentos que os livros trazem, pensam apenas que é um romance bonitinho e emocionante, sendo que há informações nas linhas que muitos deixam passar.
    As redes sociais hoje em dia distorcem de certa forma a mente do povo, escrever em abreviações, girias e toda a modernidade afetam quando se vai para um concurso público e até mesmo o enem, isso resulta nessa massa de zesos na redação, tua dica é muito util não só no enem escrevam redações, testem seus estudos durante o ano, estando na faculdade, no ensiono médio, exercitar a menete irá fazer tudo evoluir.
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
  5. Oii, tudo bem?
    Eu fiquei assustada quando vi a notícia dos zeros nas redações, de verdade, fiquei pensando: como conseguiram?
    E é exatamente o que vc disse, as pessoas dificilmente tem uma visão crítica sobre diversos assuntos, inclusive os que lê...não sabem pesquisar uma notícia, qualquer coisa que sai nas redes sociais é a verdade, mas não é bem assim né? E na minha humilde opinião, ler, não é somente ler livros de romance ou fantasia, etc...exitem jornais, revistas que nos trazem tantas informações da atualidade, mas que às vezes até nos esquecemos nessa era digital...
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Finalmente vejo alguém que soube explicar seu ponto de vista sobre isso.
    O Enem esse ano pra mim foi uma decepção. O que me conforta é que não estudei nada. hahaha
    PS: Adorei seu blog, tô seguindo de volta <3

    http://curaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá! Primeira vez aqui no blog e confesso que adorei! Assim como a sua posição crítica em relação aos zeros no Enem... Sou totalmente da mesma opinião.

    Beijos, seguindo.

    albumdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Ana, preciso dizer que adoro a sua forma de escrita. Eu particularmente curto bastante noticias com essa, que nos permite fazer uma crítica e expor nossas ideias.Eu concordo plenamente com o que você escreveu, mais adiciono mais uma coisinha. As pessoas hoje em dia tem preguiça de escrever, isso falo com propriedade pois vejo demais isso em pessoas a minha volta.Você está totalmente certa no ponto em que diz que as pessoas não sabem interpretar textos e eu relaciono isso também com preguiça de pensar. Afinal temos tudo em mãos, nem pensar nos precisamos muito tudo o que queremos está a um clique de distancia.... Continue com seus texto, estou amando.... Beijúh da Rê!!! Seguindo sempre!!!! http://curaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.

© Por um Livro na Vida, AllRightsReserved.